Qual o tamanho da taça que eu terei após uma Mamoplastia Redutora?
TAMANHO DA TAÇA
Tamanho da Taça. Uma pergunta muito frequente no consultório é: Qual o tamanho que a minha mama vai ter após a cirurgia de redução? Nesse sentido, responder de forma precisa é muito difícil, por isso classifica-se de maneira mais clássica e genérica através dos tamanhos P, M, G ou GG.
Resposta Objetiva
Desse modo, para aprofundar os conceitos e poder dar uma resposta mais objetiva a pergunta acima, realizou-se um estudo na Austrália.
Medidas
No entanto, antes de entrarmos de fato no estudo australiano, vamos realizar uma pequena revisão sobre as medidas e tamanhos de mama. Uma vez que, para identificar o tamanho da mama, você precisa saber as medidas, correto?!
EUA e Europa – TAMANHO DA TAÇA
Nos EUA e na Europa a medição é um pouco diferente da nossa aqui do Brasil. Assim, você necessita fazer duas medidas: a primeira é a circunferência do tórax na linha do sulco inframamário. E a segunda, é a circunferência do tórax, mas na altura dos mamilos.
Logo, após realizar essas duas medidas você precisa ver a tabela abaixo e identificar aonde se classifica. Por exemplo, MEDIDA 1: 75cm; e MEDIDA 2: 90cm. Dessa maneira, a resposta é 34B.
Austrália e Nova Zelândia
Tudo certo até aqui?! Mas lembre-se, o estudo que iremos trabalhar é australiano, por isso essa tabela é um pouco diferente por lá!
Nesse sentido, o tamanho da banda (MEDIDA 1) na Austrália e na Nova Zelândia é nomeado em etapas de 2 (por exemplo: 8, 10, 12, 14 etc.). Dessa forma, cada tamanho corresponde a uma diferença medida de 5 cm. A maioria das marcas começa no tamanho 8 ou 10, que correspondem à MEDIDA 1 de 65-70 cm e 70-75 cm, respectivamente.
Portanto, os tamanhos das taças são determinados pela diferença entre a MEDIDA 1 em centímetros arredondados para baixo para o múltiplo mais próximo de 5 e a MEDIDA 2. Logo, divide-se as taças em etapas de 2 cm. Normalmente, as marcas começam com AA ou A com uma diferença MEDIDA 2/MEDIDA 1 de 10-12 cm e 12-14 cm, respectivamente. Assim, a série de tamanhos de taça tem o seguinte formato: AA, A, B, C, D, DD, E, F, etc. A saber, depois de AA, o tamanho DD é o único tamanho de letra duplo.
Em suma, as costas são medidas firmemente abaixo das mamas e as taças são medidas sem apertar na parte mais cheia da mama. Por isso, se você estiver em dúvida entre dois tamanhos da primeira medida, escolha o menor. E, se você estiver entre dois tamanhos de taças, escolha o maior.
Estudo do Tamanho da Taça
Então, vamos ao estudo australiano! Nesse sentido, deve-se notar que a maioria, senão todas, as técnicas de redução de mamas afetam apenas o tamanho da taça e não o tamanho da banda (circunferência do tórax). Ou seja, a mudança sempre vai ser na medida 2 e NUNCA na medida 1.
Assim, coletou-se dados de amostras de tecido mamário excisadas de mastectomias, excisões locais amplas e mamoplastias redutoras ao longo de um período de 6 meses. E, a partir da análise dos dados confeccionou-se uma tabela. Logo, essa tabela mostra o tamanho da mama antes da cirurgia e quantas gramas devem ser removidas para se chegar a um determinado tamanho no pós-operatório.
Por isso, agora fica mais fácil de responder o tamanho que a mama vai ficar após a mamoplastia redutora!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer saber mais sobre o Dra. Lonie? Siga ela no Instagram!
Saiba mais!