Ponta Nasal Pinçada
Em suma, é um problema que incomoda muitos pacientes, principalmente aqueles que tem pele fina.
Ponta Nasal Pinçada Congênita X Adquirida
Em síntese, a ponta nasal comprimida pode ser congênita ou adquirida. Dessa forma, isso pode ocorrer devido a fraqueza inerente, mau posicionamento, crura lateral côncava, ou recurvatura da crura lateral. No entanto, é mais comum ocorrer secundariamente como sequela de cirurgia nasal prévia resultante de um esforço para estreitar a ponta, que deforma as cruras laterais e enfraquece o suporte para a margem alar.
Transições são Importantes
Nesse sentido, ao invés de uma transição suave do lóbulo da ponta para o lóbulo alar na vista frontal; na ponta nasal pinçada, ocorre delimitação da ponta por sombras verticais separando as partes do nariz. Assim, isso acaba isolando a ponta das subunidades nasais circundantes.

Só para ilustrar, visão frontal da ponta pinçada mostrando sombra vertical entre a ponta e o lóbulo alar.
Base Nasal na Ponta Nasal Pinçada
Na vista de base, é notado um beliscar como colapso medial e o entalhe da margem alar. Desse modo, isso afeta a forma triangular normal vista em uma base de nariz de aparência natural.

Só para exemplificar, visualização da base da ponta pinçada mostrando colapso medial da margem alar e narinas em bico.
Alteração Estética e Funcional
Além desse déficit estético, há uma perda de sustentação da margem alar com o pinçamento que pode resultar em comprometimento das vias aéreas.
Portanto, essa alteração requer restauração que pode exigir enxertos de cartilagem no local. Dessa maneira, irão funcionar como suporte para a crura lateral com ou sem o seu reposicionamento e/ou enxertos de borda alar.

Por exemplo, (A) Deformidade da ponta nasal pinçada na vista frontal pré-operatória, (B) vista frontal pós-operatória, (C) vista lateral esquerda pré-operatória, (D) vista lateral esquerda pós-operatória, (E) três quartos pré-operatórios, (F) três quartos pós-operatórios, (G) visão de base pré-operatória e (H) visão de base pós-operatória.

Por exemplo, (A) Visão frontal intraoperatória e (B) ponta nasal pinçada marcada para mostrar sombreamento antes da operação. (C) A inspeção das cartilagens laterais inferiores revela pinçamento da ponta, crura lateral côncava e cefálica, mau posicionamento.
Então, já reparou se o seu nariz tem algum grau de pinçamento? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer saber mais sobre o Dr. Hyman? Siga ele no Instagram!
Saiba mais!