Base Nasal
Base Nasal – Em uma era com smartphones e mídias sociais, as “selfies” se destacam. Dessa forma, a estética da visão inferior do nariz torna-se cada vez mais importante. Logo, alcançar o equilíbrio entre a base nasal e o restante do nariz e do rosto, preservando o fluxo aéreo nasal é um dos principais objetivos da rinoplastia.
Avaliação da Base Nasal
Por isso, é importante identificar problemas respiratórios ou obstrução das vias aéreas. Assim como, analisar preocupações estéticas em relação ao formato da narina e as dimensões da largura da base nasal.
Largura da Base Nasal
A largura da base é definida como a distância entre as inserções de ambas as asas nasais nas bochechas. Desse modo, a largura deve ter, aproximadamente, a distância intercantal (distância entre os olhos).
Distância Interalar
A distância interalar é definida como a distância entre as alares nos pontos de maior convexidade. Assim, essa medição é importante porque se for maior que 4 mm (ou > 2 mm por lado) quando comparada à largura da base nasal, torna presente o alargamento da narina (flaring).
A saber, existem três morfologias do alargamento da narina (flaring), dependendo da localização do ponto mais lateral ao longo da asa em comparação com a base nasal.
Assoalho Nasal Amplo x Alargamento Nasal (flaring)
O flaring alar ou alargamento está presente quando o ponto mais lateral na convexidade da asa nasal estende-se lateralmente mais de 2 mm além da inserção da base alar. Dessa forma, ele pode ser de 3 tipos conforme mostrado anteriormente.
Além disso, o assoalho nasal pode ser amplo, sem ter o “flaring alar”, necessitando sua ressecção para diminuir o tamanho da narina. Nesse sentido, o tratamento é sempre individualizado dependendo das características de cada nariz. Assim, se for apenas flaring se faz a alectomia, se for assoalho muito amplo se faz uma ressecção de pele. No entanto, a base do nariz pode ter as duas caraterísticas. Portanto, nesse caso faz-se uma combinação das técnicas.
Então, você já tinha ouvido falar em alectomia? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer saber mais sobre o Dr. Rohrich? Siga ele no Instagram!
Saiba mais!