Quando devemos fazer uma Cirurgia Plástica?

 

 

Quando devemos fazer uma Cirurgia Plástica? A Cirurgia Plástica é um produto do conhecimento humano. O termo ‘Cirurgia Plástica’ é de origem grega. A palavra cirurgia se dá pela junção dos elementos que a compõem – kheir (“mão”) e ourgós (de érgon, “trabalho”) -, sendo assim, o vocábulo cirurgia significa, literalmente, ‘trabalho feito com as mãos’. Já o termo ‘Plástico’, do Grego plastikós, significa adequar à moldagem ou dar forma. Dado esse contexto, a Cirurgia Plástica é uma especialidade médica, que envolve reparação do corpo humano, seja ela reconstrutiva ou estética.

Áreas de Atuação

A Cirurgia Plástica Reconstrutiva inclui no seu campo a cirurgia craniomaxilofacial, a cirurgia da mão, a microcirurgia e o tratamento de queimaduras; cada uma dessas com áreas de atuação específicas. Já a Cirurgia Plástica Estética ou Cosmética, tem como objetivo melhorar a aparência corporal ou facial. Entre os diversos procedimentos estão: o transplante capilar, os implantes de próteses, as lipoaspirações e o rejuvenescimento facial.

Quando devemos fazer uma Cirurgia Plástica?

Sendo assim, quando devemos fazer uma Cirurgia Plástica? A solução desta pergunta não é simples, mas é de fácil resposta quando temos certeza, isto é, quando sentimos a real necessidade de mudar e levar uma vida melhor. Contudo, essa escolha deve ser da própria pessoa que irá se submeter ao procedimento. A decisão de fazer uma Cirurgia Plástica deve ser pessoal e intransferível, sem interferências ou pressões externas para que a pessoa se adapte a algum modismo ou a padrões pré-estabelecidos que não se ajustam a ela.

Julgamentos

Infelizmente, não é incomum, presenciarmos situações em que pacientes se preocupam com o julgamento de terceiros a respeito de procedimentos estéticos como se eles fossem supérfluos ou indicassem algum grau de superficialidade. Esses julgamentos estão acompanhados do seguinte comentário: – Mas você não precisa disso! Esse verbo, ‘precisar’, envolve bem-estar, confiança, percepção de si mesmo, enfim, envolve subjetividade. Assim, ninguém melhor do que você mesmo para saber se aquilo que deseja é necessário ou não.

Quando devemos fazer uma Cirurgia Plástica?

Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico!

No entanto, para que os desejos e os objetivos de cada paciente sejam alcançados outra peça importante nesta equação é a atuação de um bom profissional, ou seja, um bom Cirurgião Plástico. Nesse sentido, reforçamos a necessidade de consultar um profissional com boa formação e honesto, pois, atualmente, a divulgação exagerada e imprecisa dos procedimentos de Cirurgia Plástica, faz com que pessoas menos avisadas sejam iludidas por propagandas enganosas colocando sua saúde em risco. Logo, Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico! Procure o seu médico e tenha certeza que ele é Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Olhar do Cirurgião Plástico

Um bom Cirurgião Plástico, irá realizar a avaliação da arquitetura corporal, analisar minuciosamente cada estrutura, aliando o equilíbrio global de cada elemento às necessidades e anseios de cada paciente. Buscando, assim, associar a beleza externa à essência de cada pessoa. O trabalho do Cirurgião Plástico não seria completo se fosse orientado apenas por uma mentalidade técnica, sem a preocupação em compreender os reais motivos que levaram o paciente a procurá-lo. Muitos destes incômodos, considerados mínimos, representam um desejo sincero e real de evolução social e determinam a personalidade do indivíduo. Assim, o aspecto subjetivo da especialidade contraria o pré-conceito atribuído a Cirurgia Plástica como algo de caráter dispensável e/ou supérfluo. Quando corretamente indicada e executada a Cirurgia Plástica muda significativamente a qualidade de vida de cada indivíduo atuando, principalmente, na recuperação da sua autoestima.

 

Saiba mais!

 

error: Content is protected !!