Mamoplastia de Aumento Híbrida
Mamoplastia de Aumento Híbrida (Prótese de Silicone + Enxerto de Gordura)
O enxerto de gordura na mama tornou-se um complemento importante para melhorar os resultados tanto na cirurgia reconstrutiva quanto na estética da mama. Desse modo, a lipoenxertia mamária também se mostrou valiosa para corrigir deformidades de contorno e outros problemas associados ao uso de implantes.
Mamoplastia de Aumento Híbrida
Nesse sentido, a combinação simultânea de enxerto de gordura e implantes mamários foi recentemente proposta como uma técnica útil na cirurgia de aumento da mama, especialmente em procedimentos secundários, com o objetivo de evitar o plano submuscular.
Por consequência, para alcançar resultados naturais na estética das mamas, um conhecimento profundo da forma ideal dos seios femininos é importante. Uma vez que, várias deformidades mamárias têm sido descritas secundariamente as mamoplastias de aumento produzindo resultados cosméticos desfavoráveis.

Só para ilustrar, vistas intraoperatórias antes (acima) e depois (abaixo) da infiltração paraesternal de gordura imediatamente antes do aumento mamário baseado em implante.
Gordura nas áreas Pré-esternais e Paraesternais
A saber, um resultado indesejado frequentemente associado com aumento de mama é uma borda medial do implante perceptível. Dessa forma, esse é frequentemente um problema na paciente muito magra e que tem pouco tecido subcutâneo nas áreas pré-esternais e paraesternais.

Por exemplo, Esquerda – Ilustração que representa um resultado frequente após aumento de mama em pacientes magras em que as bordas mediais evidentes dos implantes produzem uma deformidade de “mamas separadas”; Direita – Ilustração representando mamas atraentes não operadas em que as linhas estéticas verticais paraesternais delimitam as fronteiras da reflexão da luz pré-esternal.
Pessoas magras ideais para a Mamoplastia de Aumento Híbrida
Logo, nessas pacientes magras, a borda medial da prótese de silicone pode ficar evidente, produzindo uma deformidade de “mamas separadas”, ao contrário de uma morfologia mamária de aparência natural.

Só para exemplificar, ilustração que demonstra a técnica de aumento mamário híbrido com infiltração paraesternal em vista de três quartos (esquerda) e em vista supina (direita).
Benefícios da Mamoplastia de Aumento Híbrida
Assim, para reduzir esses possíveis problemas pode-se acrescentar o enxerto de gordura seletivamente na região entre as mamas, paraesternal, no momento que irá realizar a mamoplastia de aumento com prótese de silicone. Dessa maneira, a vantagem seria dupla: (1) seria melhor imitar a configuração anatômica de seios naturais e atraentes, que têm uma distância mais estreita em sua origem medial; e (2) evitar o desenvolvimento de uma deformidade das mamas no pós-operatório, alcançando uma transição mais suave da borda medial do implante.

Por exemplo, resultados pré-operatórios (esquerda) e pós-operatório de 1 ano (direita) após lipoenxertia paraesternal da mama mostrando o estreitamento da distância entre as linhas estéticas verticais (em branco).
Então, já conhecia a Mamoplastia de Aumento Híbrida? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer saber mais sobre o Dr. Bravo? Siga ele no Twitter!
Saiba mais!