Complicações de Próteses de Silicone

 

Complicações de Próteses de Silicone, quais são?

 

Os Implantes de Silicone são usados, desde 1962, para o aumento e para a reconstrução mamária. Assim, várias gerações de implantes foram criadas em um esforço contínuo para melhorar a segurança e a eficácia desses dispositivos.

Nesse sentido, e com base em vários estudos epidemiológicos os implantes se mostram seguros e eficazes, mas apesar das melhorias criadas, nenhum implante durará para sempre! Como acontece com todos os dispositivos médicos, complicações podem ocorrer.

Por conseguinte, iremos revisar neste post as Complicações de Implantes de Silicone.

 

Possíveis Complicações de Implantes de Silicone

Infecção

Em suma, infecção é a contaminação por uma bactéria, comumente presente na pele da paciente. Essa bactéria se multiplica, causando dor, vermelhidão, calor e produzindo secreção. O tratamento é o uso de antibióticos que irão eliminar a infecção. No entanto, infecção tipo pus junto a prótese, não cessa apenas com o uso de antibióticos. Para esses casos, a remoção da prótese de silicone torna-se necessária. Além disso, a nova colocação da prótese deverá ocorrer após 3-6 meses.

A incidência de infecção em cirurgias de prótese de silicone é extremamente baixa. Todavia, essa taxa aumenta (pouco) em pacientes que irão fazer mastopexia com prótese, visto que é uma cirurgia mais longa e com mais cicatrizes.

 

Seroma

Está relacionado à reação de “defesa” do corpo. Assim, o seroma (acúmulo de líquido abaixo da pele), é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia devido a manipulação de pele e gordura. O tratamento envolve malhas compressivas e punção para esvaziamento (nos casos de seroma de grande volume).

 

Rippling

É uma ondulação do implante mamário, que pode ser visível através da pele. A saber, ela pode ocorrer por diversos fatores, principalmente quando a prótese fica muito superficial em relação a pele. O tratamento envolve reabordagem cirúrgica com a retirada da cápsula e a troca do implante.

Complicações de Próteses de Silicone

Cambalhota

Ocorre quando a prótese gira completamente e o implante fica invertido. Isso pode acontecer por trauma, ou pelo espaço muito amplo criado para a colocação da prótese. Dessa maneira, a aparência clássica de uma prótese que sofreu uma cambalhota é aquela em que a superfície anterior da mama se torna plana e assume um aspecto mais amplo devido as características do implante invertido. O tratamento requer uma reabordagem cirúrgica para adequar o posicionamento da prótese podendo trocar ou não o implante.

 

Contratura Capsular

É a perda da elasticidade da cápsula, formada por tecido conjuntivo (fibrose), que envolve o implante de silicone, fazendo com que a cicatrização em volta do tecido mamário seja anormal, resultando em uma mama endurecida, distorcida e, em alguns casos, dolorosa.

Aliás, fizemos um post específico sobre essa complicação, para mais detalhes – clique aqui.

 

Ruptura

Implantes mamários de gel de silicone de primeira geração (1960-1990) foram construídos com superfície fina e gel de silicone não coesivo. Assim, eles são mais propensos a ruptura quando comparados aos implantes de silicone atuais com tecnologia de revestimento aprimorada e gel de silicone altamente coeso.

Nesse sentido, quando a ruptura dos implantes atuais ocorre, o gel de silicone coesivo permanece intracapsular, uma vez que as propriedades específicas do gel não permitem que o mesmo se espalhe para fora da cápsula. Entretanto, o tratamento envolve a troca obrigatória da prótese de mama.

 

Síndrome ASIA

Popularmente chamada de Doença da Prótese de Silicone, é uma síndrome inflamatória autoimune induzida por adjuvantes.

Aliás, fizemos um post específico sobre essa síndrome, para mais detalhes – clique aqui.

 

Linfoma associado a Prótese de Mama

É um tipo de câncer relacionado com o sistema imunológico, que pode estar associado com próteses de silicone de modelo texturizado. No entanto, ele NÃO é um câncer de mama!

Assim como a Síndrome ASIA, também fizemos um post específico sobre ele, para mais detalhes – clique aqui.

 

Portanto, a prioridade da cirurgia de mama continua sendo a segurança e a qualidade de vida da paciente. Por isso, escolha um cirurgião da sua confiança e sempre tire todas as suas dúvidas antes do procedimento!

 

Então, você sabia que essas possíveis Complicações de Próteses de Silicone podem acontecer? Deixe a sua opinião nos comentários!

A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!

Até a próxima!

Referência:

  1. Nahabedian MY. Round Form-Stable Breast Implants: Diagnosis and Management of Complications. Plast Reconstr Surg. 2019;144(1S Utilizing a Spectrum of Cohesive Implants in Aesthetic and Reconstructive Breast Surgery):73S-81S. doi:10.1097/PRS.0000000000005953d OA.

* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.

Quer conhecer mais sobre o Dr. Nahabedian? Então, siga ele lá no Instagram!

 

Saiba mais!

 

 

 

error: Content is protected !!