Anatomia Labial  –
Implicações para o Bom Preenchimento

INTRODUÇÃO

Anatomia Labial – Em primeiro lugar, é relevante mencionarmos que os lábios são unidades anatômicas de extrema importância estética; suas definições e dimensões fornecem conotações de juventude, sensualidade e beleza. Dessa maneira e, do mesmo modo que a pele, os lábios estão sujeitos a diversos fatores responsáveis pelo seu envelhecimento.

Assim, existem muitas abordagens estéticas para a melhoria dos lábios. Nesse sentido, são modalidades de tratamento: os peelings químicos e físicos (incluindo os lasers ablativos ou não e as abrasões mecânicas), a toxina botulínica, as diferentes técnicas cirúrgicas e o preenchimento com ácido hialurônico. Aliás, esse último será o foco deste post!

Portanto, descubra o que seu Cirurgião Plástico precisa conhecer sobre anatomia labial para fazer um preenchimento adequado e seguro em você!

SUPRIMENTO ARTERIAL DOS LÁBIOS (Anatomia Labial)

A figura 1 demonstra o suprimento arterial dos lábios, incluindo sua relação com os principais vasos da porção central da face. Desse modo, os vasos da face formam uma ampla rede vascular. Assim, danos provocados em determinada artéria podem ser compensados por seu par contralateral e/ou suas junções.

Anatomia Labial - Ácido Hialurônico

Lábio Superior

As artérias responsáveis pelo suprimento arterial dos lábios são oriundas da Artéria Facial (AF). Sendo assim, a principal artéria do lábio superior é denominada Artéria Labial Superior (ALS), no entanto os ramos subalares (ASA) e septal (AS) podem ser facultativos nesse processo, ou seja, podem existir ou não.

Anatomia Labial - Ácido Hialurônico

Mesmo que a artéria labial seja comumente bilateral, ela pode apresentar grandes variações no que diz respeito ao padrão do lado dominante, a trajetória e a tortuosidade. A saber, ela já foi identificada em apenas um lado em 36% dos casos estudados.

A figura 2 demonstra que a Artéria Labial Superior (ALS) encontra-se posterior ao músculo orbicular oral, emitindo ramos perfurantes que irão para a pele. Além disso, identificam-se também ramos para o vermelhão e para a mucosa oral. Assim, a Artéria Labial Superior (ALS) encontra-se a profundidades médias de 4,5 mm da pele; 2,6 mm da mucosa oral; e 5,6 mm da margem inferior do lábio superior.

Filtro

Já a figura 3 mostra o suprimento arterial do filtro, feito pela arcada constituída pela Artéria Central do Filtro (ACF), bem como pelas Artérias Laterais Ascendentes Esquerda e Direita do Filtro (ALAEF e ALADF, respectivamente) e pelas Artérias Acessórias Esquerda e Direita do Filtro (AAEF e AADF, nessa ordem).

Anatomia Labial - Ácido HialurônicoLábio Inferior

O lábio inferior é equipado pelas: Artéria Facial (AF), Artéria Labial Inferior (ALI) e Artéria Labiomentoniana (ALM). Além disso, a Artéria Labiomentoniana (ALM) pode apresentar ramos horizontais, chamados de Artéria Labial Horizontal (ALH); E ramos verticais, chamados de Artéria Labial Vertical (ALV). Aliás, semelhante ao papel desempenhado pela Artéria Labial Superior (ALS), a Artéria Labial Inferior (ALI) é a principal responsável pelo suprimento arterial do lábio inferior.

Assim, ao estudarmos a Artéria Labial Inferior (ALI) podemos observar três padrões para a sua origem, sendo o tipo A descrito originalmente como o mais comum (Figura 5).

Anatomia Labial - Ácido Hialurônico

RECOMENDAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO SEGURO

Gerais

  • Usar agulhas/microcânulas de menor calibre;
  • Aspirar antes de injetar o produto para verificar se a agulha/microcânula não está em uma artéria ou veia;
  • Aplicar apenas pequenos volumes por vez, pois caso ocorra algum dano, ele será provavelmente subclínico;
  • Evitar injeções de grandes volumes (principalmente em planos menos distensíveis), prevenindo altas pressões no local.

Específicas para os Lábios

  • São consideradas seguras para a projeção dos lábios, injeções com profundidade superior a 3 mm (logo abaixo do vermelhão);
  • A borda do vermelhão é considerada a área mais segura para criar o “arco do cupido”;
  • No lábio inferior, injeções na borda são mais seguras.

Importância da Anatomia Labial

Por fim, vale sempre lembrar a importância de procurar um profissional que tenha conhecimentos específicos na anatomia labial antes de se submeter a um preenchimento. Uma vez que, somente uma formação ampla na área pode assegurar um preenchimento labial com ácido hialurônico de forma segura, sem lesar vasos sanguíneos significativos.

Com vontade de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!

Até lá!

Referência:

* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.

 

Quer conhecer mais sobre o Dr. Maurício Paixão? Veja seu currículo!

 

Saiba mais!

 

error: Content is protected !!