Anatomia da Celulite

 

ANATOMIA DA CELULITE – Entenda como a celulite se forma a partir da anatomia do tecido adiposo subcutâneo do glúteo.

Anatomia Celulite

Tecido Adiposo Subcutâneo e a Anatomia da Celulite

O conhecimento da anatomia do tecido adiposo subcutâneo dos glúteos e como suas diferentes camadas interagem na enxertia de gordura é extremamente importante para se obter bons resultados na lipoenxertia glútea. Assim, localizado entre a pele e a fáscia muscular, o tecido adiposo subcutâneo é composto por duas camadas de gordura, divididas por um tecido membranoso denominado fáscia superficial.

Anatomia Glútea

Só para ilustrar, as duas camadas do tecido subcutâneo:
(a) Superficial, tecido adiposo composto por pequenos lóbulos de gordura intercalados por septos fibrosos emergindo da fáscia superficial e ancorados à pele;
(b) Profundo, tecido adiposo composto por lóbulos de gordura maiores, permeados por poucos septos fibrosos incompletos.

Tecido Adiposo SUPERFICIAL – Anatomia da Celulite

Nesse sentido, o Tecido Adiposo Superficial (SAT), também conhecido como camada areolar de gordura, é encontrado acima da fáscia superficial e é formado por lóbulos de gordura organizados em camadas simples ou múltiplas intercaladas por septos fibrosos, formando uma estrutura em favo de mel. Dessa maneira, esses septos são compostos de fibras elásticas e de colágeno originárias da fáscia e se situam de forma bem definida e paralela em direção à superfície fortemente ancorada à derme.

A saber, o SAT possui características diferentes de acordo com o gênero. Nos homens, os lóbulos de gordura são menores e os septos correm de forma oblíqua, enquanto nas mulheres eles são maiores e orientam-se de forma perpendicular. Além disso, essas características estão presentes desde o nascimento; no entanto, após a puberdade, os lóbulos de gordura tornam-se aumentados, e a retenção de líquido intersticial aumenta devido às alterações hormonais.

Desse modo, infelizmente surge a presença de celulite (lipodistrofia ginóide) mais observada em mulheres.

Anatomia Celulite

Tecido Adiposo PROFUNDO – Anatomia da Celulite

O Tecido Adiposo Profundo (DAT), também conhecido como lamelar, está localizado entre a fáscia muscular e a fáscia superficial. Dessa forma, tem características diferentes do SAT e é composto por lóbulos maiores achatados e menos definidos permeados por poucos septos incompletos, de forma oblíqua.

É importante entender as diferenças entre essas duas camadas de gordura para atingir os resultados desejados no enxerto de gordura glútea. A injeção de gordura em qualquer uma das camadas aumentará a espessura (projeção) e a consistência (dureza) das nádegas. Entretanto, injetar gordura no SAT aumentará a consistência mais do que a projeção, pois esta camada tem septos fortes que não permitem um aumento significativo na espessura. Por outro lado, se mais projeção for desejada, a gordura deve ser injetada no DAT, pois esta camada possui septos incompletos que permitem maior aumento na espessura da região glútea. Por isso, precisa-se ter cuidado ao injetar gordura no SAT, uma vez que o mesmo tem capacidade de volume limitada, e o enchimento excessivo pode levar a irregularidades de contorno que podem imitar a celulite.

Portanto, a compreensão cuidadosa de todos esses diferentes componentes da anatomia da região glútea é fundamental para tratar com eficiência e segurança a famigerada celulite.

 

Então, compreendeu a Anatomia da Celulite? Não esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões nos comentários!

 

Aliás, aqui falamos um pouco mais sobre os Glúteos.

Quer saber mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!

E até a próxima!

 

Referência:

  1. CANSANÇÃO, A.; Condé-Green, A.; Viaro, M.S.S.; Basics of Gluteal Fat Grafting, Cap. 5 Anatomy of the Gluteal Region Applied to the Brazilian Butt Lift. In: Gluteal Fat Augmentation, Switzerland: Springer Nature; 2021; p. 29 – 35. DOI https://doi.org/10.1007/978-3-030-58945-5_5

* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Dr. Cansanção? Então, siga no Instagram!

 

Saiba mais!

 

error: Content is protected !!