Base Nasal

 

Base Nasal – Em uma era com smartphones e mídias sociais, as “selfies” se destacam. Dessa forma, a estética da visão inferior do nariz torna-se cada vez mais importante. Logo, alcançar o equilíbrio entre a base nasal e o restante do nariz e do rosto, preservando o fluxo aéreo nasal é um dos principais objetivos da rinoplastia.

Avaliação da Base Nasal

Por isso, é importante identificar problemas respiratórios ou obstrução das vias aéreas. Assim como, analisar preocupações estéticas em relação ao formato da narina e as dimensões da largura da base nasal.

Base Nasal

Só para ilustrar, essa é a nomenclatura da vista basal. A seta vermelha de duas pontas é desenhada do ponto mais lateral ao longo da borda alar até o ponto onde a base alar encontra o assoalho nasal ao longo da narina, a “junção da base” (asterisco vermelho). Dessa maneira, a relação vertical relativa entre esses dois pontos na análise da vista basal caracteriza a morfologia do flare e orienta o desenho do padrão de excisão. Logo, a distância entre esses dois pontos é de aproximadamente 3 a 4 mm no nariz esteticamente ideal, independentemente do tipo de alargamento. (Adapted with permission from Rohrich RJ, Malafa MM, Ahmad J, Basci D. Managing alar flare in rhinoplasty. Plast Reconstr Surg. 2017;140:910–919.)

Largura da Base Nasal

A largura da base é definida como a distância entre as inserções de ambas as asas nasais nas bochechas. Desse modo, a largura deve ter, aproximadamente, a distância intercantal (distância entre os olhos).

Distância Interalar

A distância interalar é definida como a distância entre as alares nos pontos de maior convexidade. Assim, essa medição é importante porque se for maior que 4 mm (ou > 2 mm por lado) quando comparada à largura da base nasal, torna presente o alargamento da narina (flaring).

A saber, existem três morfologias do alargamento da narina (flaring), dependendo da localização do ponto mais lateral ao longo da asa em comparação com a base nasal.

Base Nasal

Só para exemplificar, essas são as morfologias do alagamento alar. O flare é classificado de acordo com o ponto mais lateral ao longo da borda asa nasal em relação ao ponto de “junção da base” na vista basal. Assim, no tipo 1, o ponto mais lateral na borda está abaixo da junção da base de forma que uma linha reta da junção da base ao ponto mais lateral da asa (seta vermelha de duas pontas) se incline para baixo. Já no tipo 2, essa linha é horizontal. A saber, no flare tipo 3, a linha inclina-se superiormente a partir da junção da base. (Adapted with permission from Rohrich RJ, Malafa MM, Ahmad J, Basci D. Managing alar flare in rhinoplasty. Plast Reconstr Surg. 2017;140:910–919.)

Assoalho Nasal Amplo x Alargamento Nasal (flaring)

O flaring alar ou alargamento está presente quando o ponto mais lateral na convexidade da asa nasal estende-se lateralmente mais de 2 mm além da inserção da base alar. Dessa forma, ele pode ser de 3 tipos conforme mostrado anteriormente.

Base Nasal

Por exemplo, tipos de flare e padrões de excisão. O tipo 4, é uma combinação de alargamento tipo 3 com um assoalho nasal alargado.

Além disso, o assoalho nasal pode ser amplo, sem ter o “flaring alar”, necessitando sua ressecção para diminuir o tamanho da narina. Nesse sentido, o tratamento é sempre individualizado dependendo das características de cada nariz. Assim, se for apenas flaring se faz a alectomia, se for assoalho muito amplo se faz uma ressecção de pele. No entanto, a base do nariz pode ter as duas caraterísticas. Portanto, nesse caso faz-se uma combinação das técnicas.

Base Nasal

Por exemplo, flaring alar pré-operatório (narina direita, tipo 2; narina esquerda, tipo 3) tratado com redução do alargamento alar. Fotografias pré-operatórias (esquerda) e pós-operatórias (direita) de 1 ano.

Então, você já tinha ouvido falar em alectomia? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!

E até a próxima!

Referência:

  1. Rohrich RJ, Savetsky IL, Suszynski TM, Mohan R, Avashia YJ. Systematic Surgical Approach to Alar Base Surgery in Rhinoplasty. Plast Reconstr Surg. 2020 Dec;146(6):1259-1267. doi: 10.1097/PRS.0000000000007385. PMID: 33234955.

* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.

Quer saber mais sobre o Dr. Rohrich? Siga ele no Instagram!

 

Saiba mais!

 

 

 

error: Content is protected !!