Remodelação da clivagem da mama com enxerto de gordura: Uma maneira segura de otimizar a simetria e reduzir a distância intermamária
Clivagem ou a distância entre os seios – este é o assunto de hoje!
Em primeiro lugar, devemos enfatizar que a Cirurgia Plástica de Mama, a Mamoplastia, tem passado por diversos estudos e técnicas sempre buscando resultados mais harmônicos. Nesse sentido, ao avanço dos resultados estéticos da cirurgia de mama soma-se, por exemplo, a prótese de silicone e a gordura.
Mama Ideal
Muitos estudos tentaram definir o conceito de mama ideal. Assim, eles produziram padrões estatísticos de dimensões normais da mama que são extremamente úteis na avaliação pré-operatória, no planejamento de técnicas cirúrgicas e na avaliação do resultado.
Nos últimos anos, a tendência é o seio atraente em uma análise tridimensional. Desse modo, presta-se atenção especial ao formato da mama e aos padrões de proporção preferidos.
Distância Intermamária (Clivagem)
A questão da distância intermamária (ou clivagem) não foi amplamente estudada, apesar de sua importância em termos tanto do resultado cirúrgico quanto da satisfação das pacientes.
A razão mais provável para isso é que, na maioria das técnicas cirúrgicas atuais, o controle do cirurgião sobre a remodelação da distância medial é apenas relativa. Dessa maneira, determina-se o espaço entre os seios por fatores anatômicos, como por exemplo, os pontos de fixação do tecido mamário para o tecido periosteal que cobre o osso esterno.
Zona de Clivagem na Mamoplastia Híbrida
Em síntese, ao realizar dissecções subglandulares ou subfasciais para evitar problemas como a simastia deve-se respeitar as características citadas acima. Além disso, alguns definem a distância intermamária pelas inserções mediais do músculo peitoral maior e pela espessura deste músculo e da gordura subcutânea.
A saber, a maioria das pacientes submetidas ao aumento de mama são relativamente magras e têm baixos resultados no teste de pinch. Dessa forma, aplica-se a abordagem submuscular e o peitoral maior não pode ser separado do esterno. Por isso, cria-se uma clivagem muito ampla em alguns casos.
Injeção de Gordura na Zona de Clivagem
Em suma, a injeção de gordura é aceita, atualmente, como um procedimento adjuvante a vários tipos de cirurgia de mama para remodelar a forma da mama e gerenciar defeitos e assimetrias.
Lipoenxertia e a Zona de Clivagem
Um estudo recente deu um passo além, medindo a redução da distância intermamária após a injeção de gordura em uma série de 21 pacientes que se submeteram ao aumento de mama. Desse modo, os objetivos do presente estudo foram avaliar os resultados desta técnica para a remodelação da clivagem medial e a redução da distância intermamária em associação com vários tipos de cirurgia de mama para determinar a satisfação das pacientes.
Portanto, a lipoenxertia para remodelar os quadrantes mediais da mama é uma técnica autóloga segura. Assim, ela melhora os resultados da cirurgia de mama, reduzindo a distância intermamária, obtendo um preenchimento ou plenitude do polo superior e do polo medial da mama. Além de, atingir um alto grau de simetria entre os dois seios.
Então, a distância entre as mamas é algo que lhe incomoda? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer saber mais sobre o Dr. Serra-Mestre? Siga ele no Instagram!
Saiba mais!