Tamanho do Mamilo após Mamoplastia de Aumento, Mastopexia e Mamoplastia Redutora
TAMANHO DO MAMILO
Em suma, a hipertrofia do mamilo é um problema estético raro. Desse modo, a hipertrofia mamilar não possui uma definição, visto que, a sua epidemiologia não é conhecida. Contudo, sugere-se que o mamilo normal tenha menos de 10 mm de diâmetro e 10 mm de altura.
Mamilo Ideal
Em síntese, o mamilo ideal tem uma forma cilíndrica com a ponta sendo ligeiramente curvada, obtendo uma forma “semelhante a uma cúpula”. Nesse sentido, a altura do mamilo ideal é de 6 a 10 mm e o diâmetro é de 8 mm (intervalo de 6–10 mm), sendo o diâmetro do mamilo importante para as pacientes apenas em um sentido estético.
Aliás, a hipertrofia mamilar, às vezes familiar, ocorre no início da puberdade ou após a gravidez e continua na menopausa. Assim, mulheres com mamilos hipertróficos, muitas vezes se sentem desconfortáveis, pois é difícil de escondê-los. Dessa forma, pacientes com mamilos grandes tentam cobrir essa característica usando sutiãs ou vários acessórios externos.
Mamilos Grandes
Dessa maneira, pacientes que desejam se submeter a cirurgia de: Mamoplastia de Aumento (AM), Mastopexia (AUM) ou Mamoplastia Redutora (RM); também podem ter mamilos grandes.
Ao passo que, algumas dessas pacientes requerem redução do mamilo juntamente com a cirurgia estética de mama.
A questão é: a redução do mamilo e a cirurgia estética de mama devem ser realizadas no mesmo dia?
Segundo estudo realizado pelo Dr. Saffetors, foram medidas e comparadas as dimensões do mamilo no pré-operatório e pós-operatório de 1 ano de pacientes submetidas à mamoplastia de aumento (AM), à mastopexia (AUM) ou à mamoplastia redutora (RM).
Assim, entre 2016 e 2018, realizou-se cirurgias de AM, AUM e RM: em um total de 24 pacientes; do sexo feminino; com idade entre 22 e 53 anos; com dimensões do diâmetro do mamilo (R) e altura (H) maior que 10 mm.
3 Grupos – Tamanho do Mamilo
Em resumo, dividiu-se as pacientes em três grupos (cada grupo com oito pessoas), de acordo com o tipo de cirurgia realizada: Grupo I – AM; Grupo II – AUM; e Grupo III – RM.
De tal forma que, contabilizou-se mamilos maiores que 10 mm de diâmetro e altura como mamilos hipertróficos. Então, o cálculo do volume do mamilo foi feito usando a fórmula de volume do cilindro (pr2h). No entanto, o mamilo não é exatamente como um cilindro; assume a forma de uma cúpula no topo. Por isso, calculou-se o verdadeiro volume do mamilo subtraindo 4% do volume calculado (V = pr2h).
Tamanho do Mamilo| Pré-Operatório
Em primeiro lugar, a Altura média pré-operatória do mamilo (A), o Diâmetro (D) e o Volume (V) foram:
- Grupo I: Sendo, (A: 12,2 mm); (D: 12,1 mm); e (V: 1355 mm3);
- Grupo II: Ficando, (A: 11,8 mm); (D: 12,1 mm); e também, (V: 1337 mm3);
- Grupo III: Equivalendo, (A: 12,0 mm); (D: 12,2 mm); além de, (V: 1367 mm3).
Tamanho do Mamilo| Pós-Operatório
Em segundo lugar, a Altura média pós-operatória (12 meses) do mamilo (A), o Diâmetro (D) e o Volume (V) foram:
- Grupo I: Sendo, (A: 12,5 mm); (D: 11,6 mm); e (V: 1274 mm3);
- Grupo II: Ficando, (A: 8,3 mm); (D: 8,6 mm); e também, (V: 472 mm3);
- Grupo III: Equivalendo, (A: 8,5 mm); (D: 8,5 mm); além de, (V: 466 mm3).
Conclusão do Tamanho do Mamilo
Conforme esse estudo, pacientes com mamilos hipertróficos podem realizar a cirurgia de redução do mamilo no mesmo dia que a cirurgia de mamoplastia de aumento. Uma vez que, não haverá redução do tamanho do mamilo no pós-operatório.
Entretanto, seria mais apropriado realizar a cirurgia de redução do mamilo após 1 ano de pós-operatório da mastopexia ou da mamoplastia redutora se a redução do tamanho do mamilo, que ocorre naturalmente após essas cirurgias, não for suficiente.
Dessa forma, se a redução do mamilo for realizada no mesmo dia que as cirurgias AUM ou RM, a redução no mamilo pode ser excessiva. Portanto, é necessário evitar a redução do mamilo no mesmo dia que as cirurgias de mastopexia ou de mamoplastia redutora.
Então, você já tinha ouvido falar sobre mamilos grandes ou hipertróficos?! Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer saber mais sobre o Dr. Saffetors? Siga ele no Instagram!
Saiba mais!