Blefaroplastia superior: o impacto do pré-tarsal show
Blefaroplastia superior: o impacto do pré-tarsal show. Mas você sabe o que é espaço pré-tarsal? Esse é uma parte da pálpebra superior que inicia nos cílios e vai até o sulco da pálpebra superior. Ele pode aparecer completamente, aparecer parcialmente ou não estar aparecendo (show do inglês, apresentar ou mostrar). Vai entender melhor com as imagens a seguir.
Introdução
A blefaroplastia é a quinta operação mais comum realizada por cirurgiões plásticos nos Estados Unidos. Para aqueles com 65 anos ou mais, é o procedimento mais comum, refletindo como o envelhecimento afeta as delicadas estruturas da pálpebra.
Apesar da blefaroplastia ser comum, poucos estudos examinaram a relação entre as proporções da pálpebra e atratividade.
Anatomia da Pálpebra Superior
As pálpebras superiores jovens têm uma dobra na parte superior que aumenta em altura de medial para lateral e um espaço pré-tarsal bem definido que é simétrico ao longo de seu comprimento.
Uma pálpebra atraente na parte superior tem uma distribuição de volume distinta. Ela é mais sutil e mais plana medialmente e mais cheia lateralmente, criando uma superfície convexa que se funde perfeitamente com a sobrancelha.
Um estudo examinou a proporção da dobra da pálpebra superior e o espaço pré-tarsal de modelos atraentes (caucasianas e do sexo feminino) e descobriu que a proporção é em média de 1,8 no limbo medial e aumenta para um máximo de 3,0 no limbo lateral.
Processo de Envelhecimento da Pálpebra Superior
Com o envelhecimento, o conteúdo de gordura na pálpebra superior pode aumentar ou diminuir, levando a protuberâncias localizadas ou aparência oca do sulco palpebral superior. Em última análise, a proporção da dobra da parte superior para o espaço pré-tarsal é alterada ou obscurecida, levando a uma pálpebra envelhecida e menos atraente cosmeticamente.
Objetivo da Blefaroplastia Superior
O objetivo da blefaroplastia superior é restaurar a proporção entre a dobra palpebral e o espaço pré-tarsal. Além disso, recria a convexidade jovem da dobra da pálpebra superior.
Estudo da Blefaroplastia superior: o impacto do pré-tarsal show
Foram feitas diversas fotos de pacientes, essas foram examinadas através de um protocolo. Nesse protocolo curvas foram desenhadas ao longo da linha dos cílios, sulco da pálpebra e linha da sobrancelha e conectadas com linhas verticais desenhadas em cinco pontos ao longo do olho: (1) punctum, (2) limbo medial, (3) meio da pupila, (4) limbo lateral, e (5) canto lateral. Os pacientes foram classificados em um de três grupos com base em segmentos pré-tarsais: (1) sem apresentação pré-tarsal, (2) apresentação pré-tarsal parcial (pelo menos dois de cinco pontos), ou (3) apresentação pré-tarsal completo em todos os cinco pontos.
Resultados Estudo da Blefaroplastia superior: o impacto do pré-tarsal show
A pontuação estética média para todos os olhos aumentou de 1,74 no pré-operatório para 2,34 no pós-operatório (p <0,001).
Mulheres no grupo 3 tiveram pontuações pré-operatórias mais altas (1,9) em comparação com o grupo 2 (1,67) e grupo 1 (1,47), mas teve um índice significativamente menor no aumento da pontuação pós-operatória (0,4) em comparação com os outros dois grupos (0,93 e 0,76, respectivamente) (p <0,001). Os escores pós-operatórios não diferiram significativamente entre os grupos (p = 0,51).
Homens no grupo 3 tiveram maiores pontuações pré e pós-operatórias (1,91 e 2,52, respectivamente) em comparação com o grupo 2 (1,34 e 2,16, respectivamente) e o grupo 1 (0,96 e 2,1, respectivamente) (p <0,05), mas também teve um significativamente menor aumento na pontuação no pós-operatório (0,6) em comparação com os outros dois grupos (0,82 e 1,13, respectivamente) (p <0,01).
Além disso, para mulheres, o grupo 3 teve um número significativamente maior de pacientes que não experimentaram nenhuma mudança ou diminuição na pontuação cosmética do pré-operatório para o pós-operatório (24 por cento) em comparação com o grupo 2 (8 por cento) ou grupo 1 (6 por cento) (p <0,001).
Não foram encontradas diferenças significativas para homens (p = 0,3).
No grupo 3, os pacientes que foram submetidos à lipoenxertia apresentaram maiores escores pós-operatórios (2,47) em comparação com aqueles que não receberam lipoenxertia (2,31) (p = 0,56), e maiores aumentos na pontuação estética (0,48 versus 0,39; p = 0,47); no entanto, estas as mudanças não foram significativas.
Conclusões – Blefaroplastia superior: o impacto do pré-tarsal show
Pacientes que desejam uma blefaroplastia superior têm diferentes padrões de envelhecimento. Muitos pacientes que se apresentam para blefaroplastia superior têm o conhecido pré-tarsal show e estão em risco de piora estética usando técnicas convencionais de excisão de pele.
Uma altura do espaço pré-tarsal maior ou igual a 4 mm parece estar associada a resultados cosméticos piores.
O formato da sobrancelha favorável no pré-operatório tem um impacto positivo nos resultados pós-operatórios em mulheres.
Procedimentos adjuvantes, como lipoenxertia e reparo da ptose devem ser considerados no rejuvenescimento abrangente da pálpebra superior, particularmente em pacientes com pré-tarsal show completo.
Então, como estão suas pálpebras? Aliás, não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de saber mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
E até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer conhecer mais sobre o Dr. Alghoul? Siga ele no Instagram!!