Diástase dos Músculos Reto Abdominais
Diástase Abdominal
Hoje conversaremos sobre a Diástase dos Músculos Reto Abdominais, em outras palavras, o afastamento dos músculos do abdome.
Diástase Abdominal
Em suma, é definida como o alargamento da linha alba (linha central do abdome) ao longo de seu comprimento e separação dos músculos retos abdominais na linha média abdominal.
Dessa maneira, a Diástase Abdominal é uma condição comum encontrada por Cirurgiões Plásticos. Sendo assim, a diástase do reto é o resultado da frouxidão da aponeurose do abdome, geralmente causado por aumento da pressão intra-abdominal gerada pela gravidez, pela obesidade ou pela idade avançada. Nesse sentido, uma separação dos músculos retos de mais de 2 cm é comumente considerada patológica.
Classificação da Diástase Abdominal
Uma revisão recente da International Endohernia Society propôs classificar a diástase do reto de acordo com sua localização ao longo da linha média: subxifóide, epigástrica, umbilical, infra umbilical ou suprapúbica. Assim, eles propõem classificar a diástase do reto de acordo com seu tamanho: largura de menos de 3 cm é leve, 3 a 5 cm é moderado e mais de 5 cm é grave.
Diástase Abdominal e Correlação Clínica
Embora não seja uma hérnia verdadeira, a diástase do reto está clinicamente associada a um abdômen protuberante, que pode ocultar uma hérnia. Desse modo, a diástase do reto resulta na perda de integridade da parede abdominal, causando insatisfação estética, prejuízo funcional e dores musculoesqueléticas. Portanto, pode causar protusão abdominal, que tem sido associada à fraqueza e instabilidade do tronco e dos músculos pélvicos. Além disso, aumenta a vulnerabilidade da coluna vertebral e pélvica a lesões.
Dessa forma, a diástase do reto demonstrou estar fortemente correlacionada com uma imagem corporal negativa. Logo, a diástase do reto é frequentemente uma deformidade permanente associada a um risco aumentado de desenvolver uma hérnia da linha média quando não tratada.
E aí, já tinha ouvido falar sobre Diástase Abdominal? Aliás, não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
A fim de saber mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
Até a próxima!
Referência:
- ElHawary, Hassan M.D., M.Sc; Abdelhamid, Kenzy; Meng, Fanyi M.D.; Janis, Jeffrey E. M.D. A Comprehensive, Evidence-Based Literature Review of the Surgical Treatment of Rectus Diastasis, Plastic and Reconstructive Surgery: November 2020 – Volume 146 – Issue 5 – p 1151-1164
doi: 10.1097/PRS.0000000000007252
Quer conhecer mais sobre o Dr. Janis? Então, siga ele no Twitter!!