Labioplastia ou Ninfoplastia

 

O que é Labioplastia?

Também conhecida como ninfoplastia, a labioplastia é uma das principais cirurgias na região íntima da mulher. Desse modo, neste post iremos descrever um pouco mais sobre esse procedimento.

Labioplastia

Prevalência da Labioplastia

Em suma, entre 2011 e 2018 houve um aumento anual de 600% no número de labioplastias, ou seja, em 2011 foram 2142 cirurgias e em 2018 foram 12756 cirurgias somente nos EUA.

 

Razões para se submeter a Labioplastia

A maioria dos estudos atribui às preocupações estéticas a razão mais comum das mulheres realizarem labioplastia. Além disso, outras causas são as sexuais ou as funcionais.

Nesse sentido, as preocupações funcionais incluem irritação, coceira, infecções recorrentes do trato urinário, problemas de higiene pessoal, dor durante o exercício, puxões, exposição em uma roupa de banho, restrição de roupas e desvio do jato de urina.

 

Causas do aumento dos Lábios

A idade de início para aumento dos pequenos lábios é variável. Dessa maneira, o alongamento dos pequenos lábios foi atribuído a causas congênitas, hormônios exógenos, irritação crônica, gravidez/parto, envelhecimento e causas físicas externas, especificamente a relação sexual precoce e a masturbação e manipulação excessivas.

 

Limites do normal

O comprimento anatômico normal pode variar de 3 a 5 cm, medido do sulco até a borda labial não alongada, intervalo que foi definido de forma arbitrária.

Labioplastia

(Acima, à esquerda) Visão pré-operatória de uma paciente de 23 anos em pé, demonstrando a projeção dos pequenos lábios que ultrapassa os grandes, contribuindo para questões funcionais e relacionadas à aparência.
(Acima, à direita) Visão pós-operatória 13 meses após uma labioplastia de corte bilateral com redução do capuz do clitóris. Os pequenos lábios não ultrapassam mais os grandes lábios.
(Abaixo, à esquerda) Visão pré-operatória na posição de litotomia. Os pequenos lábios nesta paciente têm uma lâmina central espessa e a mucosa, principalmente na parte anterior, é ligeiramente rugosa. Os pequenos lábios na parte posterior têm um limite bem definido e não há projeção da mucosa posterior através do intróito posterior (o fourchette).
(Abaixo, à direita) Treze meses após a cirurgia. Os pequenos lábios foram reduzidos em comprimento e espessura. Suturas profundas ajudam a modelar e estreitar a lâmina central. O fechamento da mucosa com suturas subcirculares finas resulta em uma borda lisa e regular e uma cicatriz imperceptível.

 

Labioplastia

(Acima, à esquerda) Visão pré-operatória de uma paciente de 37 anos, em pé, demonstrando a projeção dos pequenos lábios além dos grandes lábios, contribuindo para questões funcionais e relacionadas à aparência.
(Acima, à direita) Visão pós-operatória 2 anos após labioplastia em cunha bilateral com redução do capuz do clitóris. Os pequenos lábios não se projetam mais além dos grandes.
(Abaixo, à esquerda) Visão pré-operatória em posição de litotomia. Os pequenos lábios nesta paciente têm pigmentação contínua e regular e a textura da mucosa é lisa. A borda é bem definida, com uma linha branca de reflexão da luz. A técnica de cunha preserva essa estética de ponta.
(Abaixo, à direita) Dois anos após a cirurgia, esta visão pós-operatória mostra a borda natural bem preservada, com redução da projeção decorrente da excisão em cunha e do fechamento. Como a pigmentação dos lábios era contínua no pré-operatório, a cor na linha de incisão é contínua no pós-operatório, e a cicatriz é imperceptível.

Benefícios da Labioplastia

Com o propósito de analisar as mudanças de sintomas após a cirurgia foi realizado um estudo que investigou a possível mudança na sintomatologia de mulheres que se submeteram à labioplastia. Um questionário qualitativo foi dado prospectivamente a 62 pacientes, que foram acompanhadas no mínimo por 6 meses consecutivos após a cirurgia. Dessa maneira, depois desse período houve um segundo questionário para comparação das respostas.

Assim, a pesquisa incluiu um inquérito sobre os 11 sintomas relacionados aos pequenos lábios. Esses sintomas foram escolhidos porque eram as queixas mais comuns relatadas pelas pacientes no momento da consulta.

Os sintomas foram:

  • Torção;
  • Desconforto para Usar Calças Justas;
  • Puxão com Relação Sexual;
  • Dor durante a Relação Sexual;
  • Exposição ao Usar Roupa de Banho;
  • Visibilidade em Calças de Ioga;
  • Autoconsciente – Complexada;
  • Parecer menos Atraente;
  • Impacto Negativo na Autoestima;
  • Impacto Negativo na Intimidade;
  • Restrição da escolha de Roupas.

Só para exemplificar e analisando a tabela abaixo, podemos perceber que houve uma diminuição considerável de todos esses sintomas após a cirurgia. Aliás, a diminuição de todos eles foi estatisticamente significativa.

Labioplastia

 

Portanto, as mulheres que procuram a labioplastia frequentemente apresentam os sintomas descritos acima. Nesse sentido, essa cirurgia resulta em melhora significativa desses sintomas, com baixo índice de complicações. Assim, a indicação cirúrgica deve ser baseada nos sintomas em vez do comprimento labial.

Logo, e de acordo com o estudo analisado, a labioplastia pode melhorar significativamente a qualidade de vida de uma mulher.

 

Afinal, você já tinha ouvido falar nos benefícios da labioplastia? Aliás, não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!

E até a próxima!

Referência:

  1. Sorice-Virk S, Li AY, Canales FL, Furnas HJ. Comparison of Patient Symptomatology before and after Labiaplasty. Plast Reconstr Surg. 2020;146(3):526-536. doi:10.1097/PRS.0000000000007081

* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciados acima.

Que conhecer mais sobre a Dra. Sorice-Virk e a Dra. Furnas? Então, siga elas nas redes sociais!

 

Saiba mais!

 

 

 

error: Content is protected !!