Princípio ICE
Conheça o Guia dos Seios Ideais
Você já ouviu falar do Princípio ICE?
O Princípio “ICE” é uma abordagem simplificada para seleção e posição de próteses de mama, conhecido como o guia para reproduzir seios esteticamente “ideais”.
Anteriormente, descrevemos os parâmetros para um seio ideal, e apresentamos um padrão recorrente nas mamas estudadas, sendo a proporção polo superior/polo inferior de 45:55 considerada por muitos como a mais atraente (tabela abaixo).
Portanto, o principal objetivo do Princípio ICE é reproduzir a razão de 45:55 de forma precisa e consistente.
Seleção do Implante de Mama
O principal determinante para a seleção do implante é a largura da base da mama. Por isso, o ideal é selecionar um implante cujo diâmetro seja menor que a largura da base.
Nesse sentido, o princípio ICE é usado para formular a altura e a projeção ideal do implante para uma determinada mama. Contudo, se as dimensões do implante excederem a capacidade natural do seio, será necessário recrutar pele do abdômen para o polo inferior da mama. Assim, o excesso de pele necessário é a diferença entre essas duas medidas (dimensões do implante e capacidade natural da mama).
Definição de cada Letra do “ICE”
Em primeiro lugar, “ICE” quer dizer:
ICE => dimensões do Implante (I) – Capacidade da mama (C) = Excesso de tecido necessário (E)
Desse modo, o (E) é a distância da incisão até o sulco original para a colocação da prótese. Se as características do implante não excedem a capacidade natural da mama, nenhuma pele é recrutada e, portanto, a incisão é colocada no sulco original. Todavia, se exceder, a incisão será feita abaixo do sulco original e criará um novo sulco.
Além disso, a altura mais a projeção da prótese é definida como (I). E a a distância do mamilo ao sulco inframamário (com a mama esticada para cima) é descrita como (C) .
Implantes Anatômicos X Implantes Redondos
Anatômico: coloca-se o implante no ponto de meia altura, refletindo o maior volume na metade inferior em relação à metade superior do implante. Ou seja, reproduzimos o princípio 45:55 em que o polo inferior tem mais volume do que o polo superior.
Redondo: coloca-se o implante ligeiramente abaixo do ponto de meia altura (45:55), com o intuito de deixar mais volume no polo inferior.
Exemplo de Cálculo do Princípio ICE para Próteses Redondas
Implante redondo com uma altura de 10,6 cm, uma projeção de 4,6 cm e uma distância mamilo/sulco inframamário com o estiramento de 8,5 cm. Como sabemos, o ponto de meia altura para um implante redondo = 55% no polo inferior. Assim, a partir do cálculo 10,6 cm × 55/100 a altura é de 5,8 cm.
Então, neste caso:
I = 10,4 cm [ 5,8 altura + 4,6 cm de projeção do implante]
C = 8,5 cm (mamilo/sulco inframamário esticado)
I – C = E
10,4 cm – 8,5 cm = 1,9 cm
Portanto, o sulco inframamário seria rebaixado em 1,9 cm.
Considerações Finais
Reconhecido como o seio ideal, o princípio da razão 45:55 é considerado o formato mais atraente. Afinal, traduz a aparência de uma mama perfeitamente formada e com aspecto jovem e natural – intocada pelo tempo, gravidez, flutuação de peso ou distorções iatrogênicas.
Nesse sentido, o princípio ICE apresenta uma nova era no aumento de mama em que a grande maioria das mulheres acredita que a beleza é qualitativa e não quantitativa.
Assim, o volume excessivo não é apenas destrutivo para o ambiente local da mama, como também não é atraente (para a maioria das pessoas) quando a pessoa está nua. Visto que, o desejo de um decote cheio é algo que se relaciona apenas com o seio vestido (com roupas). Já que sem roupas, haverá distorção e perda da naturalidade.
Por fim, as mulheres buscam atualmente uma aparência natural na tentativa de restaurar a confiança e a feminilidade sem pertencer a um subconjunto estereotipado.
Afinal, qual é o seio mais bonito? Dê a sua opinião!
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
Até a próxima!
Referência:
* Todas as imagens foram retiradas do artigo referenciado acima.
Quer conhecer mais sobre o Dr. Malluci? Então, siga ele lá no Instagram!
Saiba mais!