Síndrome ASIA ou Doença da Prótese de Silicone
O que é a Síndrome ASIA?
Popularmente chamada de Doença da Prótese de Silicone, a Síndrome ASIA é um termo que vem do inglês Autoimmune/Inflammatory Syndrome Induced by Adjuvants (ASIA). Em outras palavras, é uma síndrome inflamatória autoimune induzida por adjuvantes.
E o que são Adjuvantes?
São substâncias que misturadas com o produto principal tem como objetivo melhorar a aplicação do mesmo. Nesse sentido, Shoenfeld (em 2011) apresentou os principais adjuvantes associados a síndrome ASIA, são eles:
- Silicone (Siliconose) – foco deste post;
- Esqualeno (Síndrome da Guerra do Golfo);
- Hidróxido de Alumínio (Síndrome da Miofasceíte Macrofágica);
- Hidróxido de Alumínio (Fenômeno Pós-Vacinação);
- Fenômeno Pós-Infecção.
Manifestações Clínicas – Como a Síndrome ASIA se manifesta?
Em primeiro lugar, apresentamos na tabela abaixo inúmeros sintomas que a Doença da Prótese de Silicone pode provocar. A saber, os sintomas podem ser vagos e inespecíficos, como por exemplo: dor no corpo, fadiga anormal, depressão, olhos secos, boca seca, anormalidades na pele, febre inexplicável, queda de cabelo e dor de cabeça.
Em seguida, a próxima tabela ilustra uma comparação dos sintomas presentes no estudo de Shoenfeld (2011) com os diferentes tipos de adjuvantes. Assim, essa comparação mostra que os sintomas mais comuns nas pacientes com silicone foram: dor muscular, fraqueza muscular, dor nas articulações, fadiga crônica e distúrbios do sono.
Quem vai desenvolver a Síndrome ASIA?
Sem dúvida, uma ótima pergunta, mas ainda sem resposta! No entanto, o que sabemos até agora é que: a minoria das mulheres, que coloca prótese de silicone, irá desenvolver a doença. Uma vez que, existem poucos estudos sobre a estatística dessa patologia, acredita-se que mulheres que já tenham alguma doença autoimune ou alguma doença reumatológica possuam maior tendência de desenvolvê-la.
Diagnóstico – Será que eu tenho Síndrome ASIA?
Antes de mais nada, você precisa ter sido exposta a algum dos adjuvantes listados anteriormente. Contudo, como nosso foco aqui é o silicone, você precisa ter colocado prótese de silicone e apresentar algum dos critérios a seguir (melhor detalhados na tabela abaixo):
- Aparecimento de Sintomas Clínicos Típicos, ou seja:
- dor muscular, fraqueza muscular;
- dor nas articulações;
- fadiga crônica, distúrbios do sono;
- manifestações neurológicas;
- perda de memória;
- boca seca.
Tratamento
Sobretudo, no caso de sintomas graves a recomendação é o explante, ou seja, a retirada da prótese de silicone.
Controvérsias
Em suma, por apresentar uma grande variedade de sintomas – que muitas vezes podem se sobrepor a outras doenças – (como por exemplo, a fibromialgia); Alguns pesquisadores refutam a existência da Síndrome ASIA. Uma vez que, eles acreditam que os sintomas tratam-se de outras doenças ou de doenças prévias já existente na paciente.
Nesse sentido, evidenciamos que a Doença da Prótese de Silicone ainda não tem embasamento científico claro. Desse modo, atualmente não existem estudos de grande impacto (Ensaios Clínicos Randomizados) que façam uma correlação direta (causa e consequência) entre prótese de silicone e doença autoimune.
Por fim, é importante respeitar os sintomas e as decisões de cada paciente!
Dessa forma, cabe ao cirurgião – sempre amparado pela literatura médica atualizada – tirar todas as dúvidas da paciente antes da cirurgia. Além de, explicar por escrito, através do Termo de Consentimento Informado, os riscos do procedimento. Visto que, colocar prótese de mama não é uma solução viável para todas as mulheres. Portanto, se temas como o deste post lhe causam ansiedade e muito medo, o melhor é não colocar. Por isso, converse com seu Cirurgião Plástico de confiança, ele não irá propor algo que seja prejudicial a sua saúde!
Então, já tinha ouvido falar da Doença da Prótese de Silicone? Escreva abaixo nos comentários!
#BII #explant #ASIAsyndrome
A fim de conhecer mais sobre o mundo da Cirurgia Plástica? Acompanhe nosso Blog!
Até a próxima!
Referências:
- Shoenfeld Y, Agmon-Levin N. ‘ASIA’ – autoimmune/inflammatory syndrome induced by adjuvants. J Autoimmun. 2011;36(1):4-8. doi:10.1016/j.jaut.2010.07.003
- Jara LJ, García-Collinot G, Medina G, et al. Severe manifestations of autoimmune syndrome induced by adjuvants (Shoenfeld’s syndrome). Immunol Res. 2017;65(1):8-16. doi:10.1007/s12026-016-8811-0
- Magnusson MR, Cooter RD, Rakhorst H, McGuire PA, Adams WP Jr, Deva AK. Breast Implant Illness: A Way Forward. Plast Reconstr Surg. 2019;143(3S A Review of Breast Implant-Associated Anaplastic Large Cell Lymphoma):74S-81S. doi:10.1097/PRS.0000000000005573
* Todas as imagens/tabelas foram retiradas dos artigos referenciados acima.
Quer conhecer mais sobre o Dr. Shoenfeld, o Dr. Jara e o Dr. Magnusson? Então, siga eles nas redes sociais!
Saiba mais!
Boa noite,gostaria de saber se a síndrome do silicone atingi só quem coloca nos seios ou no glúteos tbm? Pq só vejo reportagem falando de quem coloca a prótese de silicone nós seios
Desde já agradeço pela atenção
Olá Shirley, tudo bem?!
A Síndrome ASIA é uma síndrome inflamatória causada pelo silicone (entre outros), ou seja, pode ser causada tanto pelo silicone das mamas como pelo silicone dos glúteos. Mas como o silicone nos seios é muito mais comum que o silicone nos glúteos, as notícias e reportagens acabam focando mais nos seios.
No entanto, o que sabemos até agora é que: a minoria das mulheres, que coloca prótese de silicone, irá desenvolver a doença. Uma vez que, existem poucos estudos sobre a estatística dessa patologia, acredita-se que mulheres que já tenham alguma doença autoimune ou alguma doença reumatológica possuam maior tendência de desenvolvê-la.
Enfim, se isso (Síndrome ASIA) é algo que lhe preocupa talvez seja melhor você não colocar próteses de silicone. Converse com o seu cirurgião plástico e esclareça todas as suas dúvidas antes de qualquer cirurgia! Um abraço.